"A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tam pouco a sociedade muda. Paulo Freire.
RSS

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Atividade 4,7

Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo

Curriculo: Matérias constante de um curso. ( Dicionario Aurelio)

O currículo escolar deve expressar a diversidade cultural existente em nossa sociedade, organizando-se com base nas múltiplas experiências presentes nas diferentes culturas, de tal modo que os alunos possam se reconhecer e valorizar a cultura do grupo social a que pertencem e também entender e respeitar a cultura do outro. É fundamental que o currículo trabalhe com habilidades que vão além do desenvolvimento cognitivo e envolvam diferentes campos da cultura, garantindo a presença de produções culturais dos mais diferentes grupos sociais e culturais. O uso de tecnologias nas atividades de distintas naturezas faz com que haja avanços nos conhecimentos e aos diferentes espaços de produção do saber, além de ser uma nova forma de aprendizagem dá ao aluno uma certa autonomia e deverá ser utilizado para auxiliar na mudança do ensino, entrando nas escolas para alimentar o processo de ensino/aprendizagem.
As tecnologias podem trazer contribuições significativas ao desenvolvimento do currículo se houver clareza da intencionalidade pedagógica, isto é, se o uso das tecnologias ocorrerem integrados a um projeto curricular que se proponha a desenvolver a capacidade de pensar e aprender com tecnologias. Muitas são as contribuições principalmente no que diz respeito na elaboração das atividades, na forma de apresentar e transmitir os conteúdos aos nossos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário