"A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tam pouco a sociedade muda. Paulo Freire.
RSS

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Atividade 4.1 - Possibilidades de Contribuições das Tecnologias

Os trabalhos desenvolvidos com o auxílio da informática despertam maior interesse no educando facilitando o alcance dos objetivos propostos em todas as áreas de conhecimento contempladas no currículo escolar. Segundo Goulart (1995), a pós-modernidade traz consigo uma visão diferente da educação, que se expressa através de novos paradigmas, que reforçam a importância de cada pessoa e cada sociedade produzirem conhecimentos.Neste contexto a informática oferece algo diferente dos métodos didáticos tradicionais: obter informações diretamente de outros lugares através de pesquisas e contribuir para aprendizagem de maneira atrativa.
Na era do capital intelectual, as pessoas estão preocupadas em selecionar e manter mentes criativas e talentosas, capazes de gerar conhecimento e obter sucesso podendo aplicar as inovações tecnológicas e os recursos que possibilitam a interação homem e tecnologia.
Neste contexto é primordial que a instituição escolar e os educadores se prepare para enfrentar os novos desafios da atualidade, em termos de inserção das novas tecnologias no trabalho pedagógico. Dificilmente a prática pedagógica permenecerá a mesma para o professor que buscou atualização quanto ao uso das tecnologias. É claro que, só o uso de computadores não promoverá mudança real e produtiva, o que garantirá essa mudança é a maneira com que se trabalhará em sala de aula com esses recursos tão inovadores e atrativos. Ter uma sala de aula informatizada não é sinônimo de melhoria na qualidade de ensino, é um recurso a mais e muito estimulante, que o professor tem para que o aluno possa interagir com o mundo digital, com a velocidade das informações. Porém quem vai dimensionar esse mundo digital e as informações vindas com ele é o PROFESSOR. Na internet tem de tudo, coisa boa e coisa dispensável. A forma com que o aluno fará a sua leitura de mundo, é que determinará o uso positivo ou negativo das mídias. Cabe ao professor, instigar uma visão crítica dos conteúdos da Internet, ou de qualquer outro meio de comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário