Atividade 4.8 - Compartilhando Experiências sobre Currículo, Projetos e Tecnologias
Ao longo do curso TIC's na Educação, meus conhecimentos sobre o uso de tecnologias na prática pedagógica tornaram-se mais aplicáveis. Na maioria das vezes o professor tem os recursos na escola, pois hoje em dia é difícil uma escola que não tenha alguns recursos tecnológicos, porém o seu uso é limitado, muitas vezes falta formação profissional para a utilização adequada dos mesmos.
Com o estudo desenvolvido no curso TIC's na Educação, minha prática sofreu muitas mudanças, descobri novas formas de ensino e aprendizagem. O computador pode ser uma ferramenta valiosa para a prática pedagógica. Recursos como Internet, Orkut, MSN, E-mail, podem auxiliar na construção, interação e divulgação de informações e conhecimentos que o educando, sob a orientação do professor, vai processando no decorrer de seu aprendizado e reformulando conceitos e atitudes, que provavelmente serão modificados pela utilização das mídias.
Quanto ao envolvimento e êxito das disciplinas no uso das mídias, este está intimamente ligado aos procedimentos utilizados pelos profissionais da educação: objetivos da atividade desenvolvida, conteúdos trabalhados, recursos tecnológicos utilizados, duração da atividade, enfim o uso das mídias requer planejamento.
Pesquisando sobre o tema "mídias na educação" encontrei muitos blogs, sites que relatam experiências exitosas com esses recursos tecnológicos. Anteriormente minha visão sobre a Internet pendia mais para o lado negativo deste instrumento de comunicação e conhecimento, mas pesquisar e estudar a respeito modificou minha impressão; a Internet pode ser um instrumento positivo ou negativo, tudo dependerá do foco que se atribui ao seu uso, portanto é necessário ser criterioso quanto aos conteúdos veiculados na rede mundial de computadores.
O uso de tecnologias no currículo é uma realidade que não dá mais para ignorar ou recusar, é algo que põe os educadores em xeque. Os alunos chegam em sala de aula com as informações e conhecimentos que adquiriram na Internet e o professor precisa estar em sintonia com o seu tempo para mediar a construção desses saberes apresentados por eles, ou ficará à margem dos acontecimentos. O que para os profissionais da educação é sinônimo de inabilidade. É através da articulação dos saberes que se transformam as práticas.
Experiência com o Uso das Tecnologias:
Assunto: Criação de Blog
Disciplinas envolvidas: Língua Portuguesa, Geografia, História e Educação Artística
Atividades Desenvolvidas:
Construção de um texto coletivo (Público-alvo: 5ºano).
Correção do texto(pontuação/gramática) com auxílio do(s) professor(es).
Estudo sobre o que é "hiperlink" e sua função.
Sondagem dos conhecimentos básicos de informática que os alunos possuam.
Auxílio aos alunos que não tenham conhecimentos básicos de informática.(Grupos/Monitoria)
Inserção de recursos de hiperlink no texto construído.(Nessa fase, os alunos escolherão quais palavras converterão em hiperlink).
Construção de um blog com a turma que elaborou o texto.(Nesses blog, ficarão expotos os textos contruídos pela turma, com a supervisão do(s) professor(es).
Textos das demais disciplinas poderão ser apresentados no blog, sob orientação dos professores.
Objetivos do Curso: Ao final da atividade os alunos deverão ser capazes de construir um texto e inserir elementos de hiperlink, visando aumentar o conhecimento sobre o assunto tratado.
Conteúdos Trabalhados: Em Língua Portuguesa - Produção de Texto, Gramática. Em Geografia / História - Conhecimento da Cidade de Quatis (localização, aspectos naturais, sociais e econômicos, mudanças ocorridas ao longo de sua história). Em Educação Artística: Construção de maquetes.
Tecnologias e Mídias utilizadas: Computadores, Internet, Mídia impressa, Máquina fotográfica digital.
Duração da atividade: Um semestre.
Conhecimentos, atitudes e procedimentos que os alunos mobilizaram ou aprenderam:
Criação e utilização de Blog.
Aprendizado sobre inserir elementos de Hiperlink no texto.
Aperfeiçoamento na forma de expressão escrita com uso de mídias.
Utilização de mídias digitais.
Confecção de maquete.
Divulgação dos trabalhos realizados no blog.
sexta-feira, 18 de dezembro de 2009
Atividade 4.8 - Compartilhando Experiências sobre Currículo, Projetos e Tecnologias
Atividade 4,7
Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo
Curriculo: Matérias constante de um curso. ( Dicionario Aurelio)
O currículo escolar deve expressar a diversidade cultural existente em nossa sociedade, organizando-se com base nas múltiplas experiências presentes nas diferentes culturas, de tal modo que os alunos possam se reconhecer e valorizar a cultura do grupo social a que pertencem e também entender e respeitar a cultura do outro. É fundamental que o currículo trabalhe com habilidades que vão além do desenvolvimento cognitivo e envolvam diferentes campos da cultura, garantindo a presença de produções culturais dos mais diferentes grupos sociais e culturais. O uso de tecnologias nas atividades de distintas naturezas faz com que haja avanços nos conhecimentos e aos diferentes espaços de produção do saber, além de ser uma nova forma de aprendizagem dá ao aluno uma certa autonomia e deverá ser utilizado para auxiliar na mudança do ensino, entrando nas escolas para alimentar o processo de ensino/aprendizagem.
As tecnologias podem trazer contribuições significativas ao desenvolvimento do currículo se houver clareza da intencionalidade pedagógica, isto é, se o uso das tecnologias ocorrerem integrados a um projeto curricular que se proponha a desenvolver a capacidade de pensar e aprender com tecnologias. Muitas são as contribuições principalmente no que diz respeito na elaboração das atividades, na forma de apresentar e transmitir os conteúdos aos nossos alunos.
Atividade 4.6:
Plano de aula Reelaborado
Plano de Aula
Objetivo Geral:
Empregar os recursos tecnológicos disponíveis de forma a despertar o interesse dos alunos para ensino aprendizagem, conscientizando os alunos sobre o erro que é a discriminação social.
Objetivos Específicos:
Possibilitar aos alunos trabalhar com a elaboração de textos nos ambientes informatizados apresentando seus diferentes recursos.
Estratégias:
Escolha dos grupos e apresentação dos trabalhos.
Confeccionar a apresentação do trabalho no Power point.
Recursos utilizados:
Internet (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/11038/reflexo.swf)
Papel e caneta (construção textual)
Power Point, Microsoft Word
Data show para apresentação
Duração:
De 02 (duas) a 03 (três) semanas.
Avaliação:
A avaliação se dará de forma coletiva em todos os momentos em que os alunos estiverem participando das discussões propostas, e individualmente por meio da produção das atividades escritas.
A utilização dos recursos tecnológicos será avaliada através da apresentação no Power Point
ATIVIDADE 4.5
Projeto de Trabalho
Título: Discriminação olhar da sociedade!
Público Alvo:
Ens. Fundamental (4º Ano e 5º Ano)
Componentes Curriculares:
Língua Portuguesa
Sociologia
Geografia
História
Introdução:
Construção de texto a partir do vídeo "Reflexo". O vídeo aborda a temática da exclusão social.
Justificativa:
Muitos alunos apresentam dificuldades em elaborar textos. Com a utilização das tecnologias o projeto visa estimular a produção de textual buscando a melhoria na aplicação dos conceitos gramaticais e a construção lógica de enredos. Alem de conscientizar aos alunos que a exclusão social nem sempre é o caminho certo, que não devemos “ Julgar um livro pela capa” e que a mudança começa através de nós mesmos.
Objetivo:
Redigir texto coletivo, com sequência lógica,
Efetuar correção ortográfica e gramatical, formatação do texto
Resumir texto para apresentação em Power Point,
Empregar corretamente recursos digitais.
Atividades desenvolvidas:
A partir da apresentação do vídeo, “Reflexo”, em grupos os alunos constroem seus textos no Word; realizam correção ortográfica e gramatical com o editor de texto e sob supervisão do professor; montam no Power Point o resumo do texto; cada grupo pesquisa na internet imagens relacionadas aos textos desenvolvidos para serem inseridos no slides, após cada grupo apresenta sua história no Power Point.
Período de execução:
De 02 (duas) a 03 (três) semanas.
Avaliação:
A avaliação se dará de forma coletiva em todos os momentos em que os alunos estiverem participando das discussões propostas, e individualmente por meio da produção das atividades escritas.
A utilização dos recursos tecnológicos será avaliada através da apresentação no Power Point.
Referencias:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/11038/reflexo.swf
Atividade 4.1 - Possibilidades de Contribuições das Tecnologias
Os trabalhos desenvolvidos com o auxílio da informática despertam maior interesse no educando facilitando o alcance dos objetivos propostos em todas as áreas de conhecimento contempladas no currículo escolar. Segundo Goulart (1995), a pós-modernidade traz consigo uma visão diferente da educação, que se expressa através de novos paradigmas, que reforçam a importância de cada pessoa e cada sociedade produzirem conhecimentos.Neste contexto a informática oferece algo diferente dos métodos didáticos tradicionais: obter informações diretamente de outros lugares através de pesquisas e contribuir para aprendizagem de maneira atrativa.
Na era do capital intelectual, as pessoas estão preocupadas em selecionar e manter mentes criativas e talentosas, capazes de gerar conhecimento e obter sucesso podendo aplicar as inovações tecnológicas e os recursos que possibilitam a interação homem e tecnologia.
Neste contexto é primordial que a instituição escolar e os educadores se prepare para enfrentar os novos desafios da atualidade, em termos de inserção das novas tecnologias no trabalho pedagógico. Dificilmente a prática pedagógica permenecerá a mesma para o professor que buscou atualização quanto ao uso das tecnologias. É claro que, só o uso de computadores não promoverá mudança real e produtiva, o que garantirá essa mudança é a maneira com que se trabalhará em sala de aula com esses recursos tão inovadores e atrativos. Ter uma sala de aula informatizada não é sinônimo de melhoria na qualidade de ensino, é um recurso a mais e muito estimulante, que o professor tem para que o aluno possa interagir com o mundo digital, com a velocidade das informações. Porém quem vai dimensionar esse mundo digital e as informações vindas com ele é o PROFESSOR. Na internet tem de tudo, coisa boa e coisa dispensável. A forma com que o aluno fará a sua leitura de mundo, é que determinará o uso positivo ou negativo das mídias. Cabe ao professor, instigar uma visão crítica dos conteúdos da Internet, ou de qualquer outro meio de comunicação.
quinta-feira, 10 de dezembro de 2009
Atividade 3.7 - Execução da atividade planejada
A execução da atividade, passa agora a contar com a pesquisa e estudo de todos os envolvidos: alunos , professores, orientadores, direção, funcionários e pais. A tarefa é de todos!
Desenvolvi o trabalho proposto com os alunos do 5º ano do ensino fundamental. todos os alunos ja haviam tido contato com o computador portanto a realização das atividades foram faceis de serm conduzidas, como em todas as aulas no laboratorio de informatica os alunos ficam muito interessados e euforicos por estarem ulitilizando outras ferramentas para contruir seu conhecimento, no momento qm que trabalhavamos com a pesquisa na internet pude observar em alguns grupos o grande interesse, nao se contentavam em visitar apenas um site e ia em busca de mais informação para completarem sua pesquisa, como o trabalho foi realizado em grupo sempre um opinava para ajudar o outro, um ensinava os caminhos que deveriam ser seguidos para aquele que havia dificuldade pudesse se sair bem. O trabalho foi de grande valor, pois os alunos alem de interesasdos conseguiram atingir os objetivos que seriam a identifica das causas e consequencias da dengue e as formas de sua prevenção.
Atividade 3.6
Aqui o Mosquito da Dengue não
entra!
OBJETIVO
o Esclarecer os alunos e a comunidade sobre os verdadeiros problemas causados pela dengue.
o Conscientizar a comunidade escolar e familiar de sua responsabilidade no combate e prevenção ao mosquito da Dengue.
Estratégias:
- Conversa informal sobre o tema em questão.
- Momento de questionamento sobre o tema.
- Divisão de grupo de 5 alunos
- Pesquisa nas principais fontes de comunicação ( internet, vídeos, jornais e revistas que tratam sobre o assunto)
- Construção de um slide mostrando como prevenir e identificar os sintomas causados pela picada do mosquito.
- Organizar exposição dos slides construídos pelos alunos. (para que as crianças tenham acesso aos recursos tecnológicos) no data show da escola
- Usar o software Hagaquê para a elaboração de uma redação sobre a dengue.
- Software educativo (da dengue), momento de recreação dos alunos.
http://www.sitedegames.com/jogar/id/84_dengue.htm
Recursos utilizados:
Textos informativos, jornais, revistas, vídeos, internet, power point, Software Educacional Hagaquê
Avaliação:
A avaliação será dada mediante a abordagem do tema, dos questionamentos, das atitudes, da participação e cooperação do trabalho durante a realização da aula
Atividade 3.5 - Apresentação Hipertextual
"PROPOSTA DE ATIVIDADE, ESBOÇO INICIAL"
quarta-feira, 9 de dezembro de 2009
Atividade 3.4 - Compartilhando Descobertas
Conhecendo repositórios de material digital - Navegando por vídeos e outras mídias.
Vídeos da TV Escola/MEC e também do YouTube, interessantes:
Avanços tecnológicos
- Bom para ser utilizado em produção de texto. O vídeo mostra os avanços da tecnologia, e a importância desta para a vida do ser humano, pode ser trabalhados nas disciplinas de historia , ciências e língua portuguesa.
http://www.youtube.com/watch?v=ah1lNItppss
Tecnologia e Meio Ambiente : Poluição
Vídeo super importante que mostra as conseqüências do uso das tecnologias no nosso meio natural, este vídeo pode levar o aluno a refletir sobre o lado bom e o lado ruim dos recursos tecnológicos.
Fazendo – os a refletir sobre a destruição causada, se quem causa e a tecnlogia ou o próprio homem que não sabe reutilizar as coisas que inventam sem degradar o meio ambiente.
http://www.youtube.com/watch?v=I7iXEnTmhTU
http://www.youtube.com/watch?v=Xd_QePfakh8
http://www.youtube.com/watch?v=81ekVbcSno0&feature=fvw
Aquecimento Global
Este vídeo nos mostra a realizade em que vivemos sobre aquecimento globale destruição do nosso meio natural.
http://www.youtube.com/watch?v=Bm0KJeS3miY&feature=related
Fabulas Ilustradas
Uma coleção de Vídeos super interessantes que de fabulas ilustradas e faladas para professores trabalharem na aula de língua portuguesa
http://www.youtube.com/watch?v=0Zho23BDcFA
http://www.youtube.com/watch?v=gY6mvFfsDoc
Brinquedos e jogos educativos com sucata
Vídeo que mostra briuqedos reciclados feitos com sucatas, leva o aulo a se conscientizar e ater noção do significado de reciclagem e da importância desta para o meio ambiente.
http://www.youtube.com/watch?v=SHi1o8fDZxU
Atividade 3.3 - Conhecendo Repositório de Material Digital
Conhecendo repositórios de material digital
Entrei no site do Portal do Professor e visitei o jornal do professor, o espaço da aula, cursos e materiais e os recursos educacionais.
Assisti alguns vídeos, alguns arquivos de som e visualizei varias fichas técnicas dos recursos. Escolhi os recursos utilizados tanto no ensino fundamental quanto nas series iniciais.
Abaixo segue os links e os recursos que mais me chamaram a atenção:
Como a água chega até nossas torneiras? - Imagem
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=21501
O tema, a imagem são muito interessantes pois vem para mostrar aos alunos o como a água dos rios chegam em nossas casas, fazendo assim com que os que não tem noção como o processo e feito conheça um pouco mais sobre a importância do tratamento para a chegada da água em nossas casas.
Um mundo contra a poluição – Vídeo
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18491
Achei esse vídeo super interessante pois ele vem mostrar de forma clara aos nossos pequenos como e importante a preservação do nosso meio ambiente, através da animação e da linguagem de forma clara as crianças podem entender a importância da conscientização da preservação do nosso meio natural.
Aquarela – Vídeo
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=13230
O interessante deste vídeo é que ele estimula as crianças a viajarem através da musica e das imagens, levando – as a imaginarem varias paisagens através da musica.
Monteiro Lobato – Vídeo
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=12375
O importante deste vídeo e que ele retrata a vida de Monteiro Lobato e suas principais obras, levando aos alunos conhecer um pouco mais deste famoso escritor brasileiro cujo suas obras são trabalhadas em grande parte das escolas do nosso país
Atividade 3.2 - Conhecendo Repositório de Material Digital
Passear por alguns sites na Internet é uma atividade fascinante e instigadora. A cada click, uma janela se abre e o que você vai encontrar é sempre uma surpresa, e essa surpresa é que torna o ato de navegar pela Internet algo maravilhosamente envolvente. A espectativa cada click impulsiona a novas descobertas.
"Se a educação fundamental é feita pelos pais e pela mídia, urgem ações de apoio aos pais para que incentivem a aprendizagem dos filhos desde o começo das vidas deles, através do estímulo, das interações, do afeto. Quando a criança chega à escola, os processos fundamentais de aprendizagem já estão desenvolvidos de forma significativa. Urge também a educação para as mídias, para compreendê-las, criticá-las e utilizá-las da forma mais abrangente possível". (José Manuel Moran - Especialista em projetos inovadores na educação presencial e a distância)
"... a crescente importância do fenômeno comunicacional na sociedade atual, globalizada e tecnificada, a educação é chamada a constituir-se em espaço de mediação entre a criança e um meio ambiente povoado de máquinas cada vez mais "inteligentes". Tendo como eixo teórico a integração - necessária e inelutável - ao campo educacional, das novas tecnologias de comunicação e de informatização..."(Maria Luiza Belloni) -Tecnologia e formação de professores: Rumo a uma pedagogia pós-moderna?
"Hoje, o mundo é trazido até o horizonte de nossa percepção, até o universo de nosso conhecimento. Como não podemos estar presentes em todos os acontecimentos, em todos os lugares, temos que confiar nos relatos. O mundo que nos é trazido pelos relatos, que assim conhecemos e a partir do qual refletimos, é um mundo que nos chega editado, ou seja, ele é redesenhado num trajeto que passa por centenas, às vezes milhares de mediações, até que se manifeste no rádio, na televisão, no jornal, ou na fala de um vizinho ou na conversa de um aluno.Ou seja, a comunicação tem uma relação muito forte com a educação e a formação de valores". (Mídias na Escola: A conquista do espaço)
"A linguagem audiovisual desenvolve múltiplas atitudes perceptivas: solicita constantemente a imaginação e reinveste a afetividade com um papel de mediação primordial no mundo, enquanto que a linguagem escrita desenvolve mais o rigor, a organização, a abstração e a análise lógica". (O Vídeo na Sala de Aula - José Manuel Moran) -http://www.eca.usp.br/prof/moran/vidsal.htm
Atividade 3.1: Saltos no Tempo
O trabalho do Prof LUcas com o Passo , vem para nos mostrar que é a mudança se faz necessario, o Passo pode ser comparado a educação e nos mostra que os metodos tradicionais ja nao mais chamam tanto a atenção dos nossos alunos, o uso da tecnologias no ambiente educacional vem para auxiliar o professor como ferramenta didatico e motivar os alunos, visto que os alunos se interessam e ficam admirados pelo novo. O uso do computador na educação pode ser comparado ao Passo, novos meios novas tecnicas, tornado os alunos assim mais motivados, mais interesados, alunos mais criticos e criativos.
UNIDADE 03 - Práticas Pedagógicas e Mídias Digitais
Nesta unidade de estudo será abordado os repositórios de materiais digitais, recurso de grande valia para enriquecimento da prática pedagógica. Muitos são os sites que podem auxiliar o professor no seu dia a dia. Porém, tudo depende de muita pesquisa, leitura, análise e escolha criteriosa do material que será aplicado aos alunos.
Navegações que auxiliam a prática pedagógica: TV Escola, Portal do Professor (MEC), TV Futura, TV Cultura, Salto para o Futuro, e outros mais que você pode achar neste vasto universo da Internet fazendo uma busca criteriosa.
Atividade – 2.5 Tecnologia: Seus benefícios e seus malefícios
Objetivos
- Introduzir o conceito de Tecnologia
- Elaborar slides com exemplos de meios tecnológicos
- Promover o estudo de conceitos multidisciplinares – tecnologia, conhecimento e ciência
- Estimular a criticidade dos alunos
- Reconhecer a importância da tecnologia no mundo atual
Comentários
Em comemoração à semana Nacional da Ciência e Tecnologia, faz – se necessário a trabalhar com os alunos os conceitos e a importância da tecnologia, visto que são recursos por todos nos utilizados no nosso dia, a aula mostrará aos alunos os conceitos, exemplos de meios tecnológicos os benefícios (facilidades para o homem) e os malefícios (destruição ambiental) que ela nos traz.
Materiais
Computadores conectados a internet, slides, papel com as atividades propostas. Vídeo educativo sobre tecnologia. Data Show.
Estratégias
Realizar uma sondagem com os alunos sobre o que é tecnologia.
O professor deve explicar o que é tecnologia, solicitando que todos registrem em seus cadernos.
Apresentar o slide com conceitos e meio tecnológicos, os benefícios e os malefícios que a tecnologia trás para ao ser humano e para a natureza, levantando assim um debate.
Passar o vídeo no data show: avanços tecnológicos
Dividir a turma em grupos com dois alunos e orientá-los a estar pesquisando na internet sobre tecnologia, exemplos de meios tecnológicos, o bem que trás para humanidade e os males que causam a natureza.
Cada grupo deve realizar uma produção de texto seguindo o roteiro das atividades propostas.
Durante a pesquisa na internet, o professor passará nos grupos, orientando-os quanto a duvidas que surjam
Marcar a data para a finalização dos trabalhos e sua apresentação à classe.
Dicas e sugestões
1. Analisar as produções de texto e pesquisa, solicitando que os alunos exponham à classe o que encontraram suas dificuldades, o que poderia ser melhorado, o que foi observado no trabalho de outro grupo e o que poderia ser utilizado em futuros trabalhos.
Atividades Propostas para elaboração de texto dos alunos:
01) O que é tecnologia?
02) No seu ponto de vista, uma tecnologia sempre melhora a outra? Por quê?
03) Qual foi a invenção, que em sua opinião, mudou a historia da humanidade?
04) Se você se tornasse um inventor, o que você gostaria de inventar?
05) Dê exemplos de tecnologia:
(06) Que males a tecnologia traz para a natureza?
Atividade 2.4 Criando um portfólio em hipertexto, o seu hiper-portfólio
Nesta etapa você cursita, vai iniciar seu portifólio, uma página onde vai registrar, ao longo do curso, as atividades que fez e fará as coisas que descobrir e inventar. Neste curso vamos utilizar o serviço de blog disponível para usuários do Gmail, onde cada cursista vai criar seu blog e utilizar como portifólio do curso
Ao criar o seu blog, você pode inserir, além dos textos escritos, fotos, desenhos escaneados, vídeos, apresentações multimídias, mapas etc. Poderá também incluir comentários e links para objetos digitais e outros recursos que encontrar e cujo uso em educação lhe pareça interessante. Assim enriquecido, ao longo de todo o curso, coleção de documentos será o seu portifólio, um conjunto de documentos que retrata a sua trajetória, o que aprendeu as reflexões mais importantes e um pouco de como aprendeu, como se deram as descobertas
terça-feira, 1 de dezembro de 2009
Atividade2-3 Comentário sobre texto de outras cursitas
Comentário sobre texto de outras cursitas
Nome do cursista: Aurea Machado de Oliveira
O que é hipertexto
O hipertexto é virtual pois a subjetividade humana entra em processo ao acrescentar ou modificar links e ao conectar dois hiperdocumentos distintos construindo um único hiperdocumento o livro.
O hipertexto permite novas formas de design e produção de estruturas informacionais. ". Ele permite ao leitor uma leitura, uma navegação dinâmica pela informação disponível. Como as tecnologias informacionais se sobrepõem umas as outras, muitos dos recursos de pagina tradicional como parágrafos, margens, títulos, subtítulos, são apropriados pelos hipertextos, na organização da informação.
Nome do cursista: Meire Mota
Atividade 2.2B
O que é hipertexto
O hipertexto surgiu da necessidade de tornar o computador cada vez mais interativo.
O hipertexto é um texto em formato digital, ao qual são agregados outros conjuntos de informações na forma de blocos de texto,imagens etc, cujo acesso se dá através de superlinks ou links, oferecendo acesso sob a demanda de informações que complete o texto principal. O hipertexto possibilita livre escolha do caminho a ser percorrido pelo usuário agregando-se recursos. O hipertexto precisa ser explorativo.
Segundo Ramal, cada webwsite é um hipertexto, pois os links das páginas fazem com que fragmentos de textos se unam a outros, deixando a cargo do leitor a formação de seu próprio texto, pois não existe um único leitor, mas, um sujeito coletivo, numa única reunião e interação de consciência que produzem conhecimento e navegam juntos.
Obs:
Pude observar que os textos das duas colegas , são textos de possuem uma linguagem de fácil entendimento e são textos bem objetivos, que tocam no ponto exato do significado de hipertexto, que nos faz entender de forma clara o seu significado, portanto as colegas estão de parabéns pelos seus textos.
Atividade 2.2b- Navegando em hipertexto sobre hipertexto
O que é hipertexto?
Conceito de Hipertexto
A HTML é baseada no conceito de Hipertexto. Hipertexto são conjuntos de elementos – que muitos chamam de nós – ligados por conexões. Estes elementos podem ser palavras, imagens, vídeos, áudio, documentos, etc.
Estes elementos conectados formam uma grande rede de informação. Eles não estão conectados linearmente, como se fosse um texto de um livro, por exemplo, que um assunto é ligado ao outro seguidamente. A conexão feita em um hipertexto é algo imprevisto.
O hipertexto permite a comunicação de dados, organizando conhecimentos e guardando informações relacionadas.
http://www.tableless.com.br/sobre-hipertextos
Hipertexto
O hipertexto é um dos paradigmas básicos em que a teia mundial se baseia. Ele é uma espécie de texto multi-dimensional em que numa página trechos de texto se intercalam com referências a outras páginas. Clicando com o ``mouse'' numa referência destas a página corrente é substituída pela página referenciada. É muito fácil formar uma idéia grosseira do que é um hipertexto: basta pensar nas edições mais modernas da Enciclopédia Britânica que se constituem de uma mistura de informações com apontadores para outros trechos da própria enciclopédia.
A invenção do conceito costuma ser atribuída a Vannevar Bush que descreve o ``memex'' num artigo clássico, escrito em 1945, antes mesmo do aparecimento dos primeiros computadores [6]. A seguir Doug Engelbart fez, em 1968, uma demonstração histórica numa Conferência de Computação realizando o ``memex'' com a utilização de um ``mouse'' [18, 48]. O termo ``hipertexto'' foi lançado por Ted Nelson, nos anos 60 [36].
O hipertexto é muito apropriado para a representação de informações no computador por dois motivos: permite subdividir um texto em trechos coerentes e relativamente curtos, facilitando a sua organização e compreensão; permite também fácil referência a outras partes do texto ou a outros textos, totalmente independentes, muitas vezes armazenados em locais distantes. Isto cria uma característica própria de leitura da informação que, após um curto processo de adaptação, passa a ser intuitivo para o usuário, que se refere a esta leitura como ``navegação''.
http://www.ime.usp.br/~is/abc/abc/node9.html
Entendi que hipertexto é, como o próprio nome diz, algo que está numa posição superior à de texto, que vai além do texto. Dentro do hipertexto existem vários links, que permitem tecer o caminho para outras janelas, conectando algumas expressões com novos textos
Unidade 02 - Internet, Hipertexto e Hipermídia
Atividade – 2.1
Navegando em Hipertexto
Durante esta atividade eu pesquisei em vários sites da internet vários meio s de estar se aplicando a informática no meio educacional, o resultado foi muito interessante pois achei um acervo muito grande de blogs educacionais e de jogos educativos para nossas crianças estarem se familiarizando com o uso da informática na sala de aula.
Sites pesquisados.
http://jmzimmer.blog.uol.com.br/
http://blog.clickgratis.com.br/siteseducativos/
http://educativo-blog.blogspot.com/
http://sitededicas.uol.com.br/jogos.htm
http://www.smartkids.com.br/
http://www.educacional.com.br/jogoseducativos/
Atividade 06 - Olhando para uma prática do professor com o uso da tecnologia
TEMA: Meio Ambiente um meio necessario
CONTEÚDOS CURRICULARES:
Ensino Fundamental / Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Meio Ambiente, Geografia
JUSTIFICATIVA:
O projeto foi desenvolvido a fim de trabalhar com o tema Meio Ambiente que tem sido um assunto bastante preocupante,já que os cuidados devem ser de toda população.
OBJETIVOS DO PROJETO:
Conscientizar alunos e comunidade ;
Reforçar informações no combate a destruição do meio ambiente;
Sensibilizar educandos o quanto é importante a preservação do meio natural
Criar mudanças em relação a forma com que o meio ambiente, a natureza são tratados no nosso meio.
TECNOLOGIA E MÍDIAS UTILIZADAS:
TV/DVD
COMPUTADOR/INTERNET
PROJETOR MULTIMÍDIA
DURAÇÃO: 03 aulas ( 180 min)
NÚMERO DE ALUNOS: 25
PROFESSORES PARTICIPANTES:1
Atividade 06 - Olhando para uma prática do professor com o uso da tecnologia
A revolução tecnológica invade os mais diversos espaços sociais da atualidade. No entanto, algumas escolas e professores se mantem assustados e possuem uma certa resistencia quando recebem a proposta de utilização do computador como ferramenta em suas práticas pedagógicas, acreditam que o professor possa ser o único responsável pela transmissão do conhecimento. É necessario reverter esse quadro para o estabelecimento de uma nova prática educativa, onde docentes e alunos participam em equipe no processo de produção de conhecimento. Onde o professor nao seja o detentor do saber, onde o computador funcione como um meio pedagogico que propicie aos alunos irem em busca do seu conhecimento, o uso dessa ferramenta pedagogica autônoma, criativa, experimental, ou seja, na formação de alunos investigadores, curiosos e comprometidos com seu aprendizado.O universo digital impõe ao educador, que pretende alcançar com seus alunos um avanço escolar, uma postura interativa e inovadora, obtida com mais motivação através da apresentação e a inclusão digital. Muito importante também é o método com que esses recursos tecnológicos serão utilizados. Não basta a escola ter os esses recursos disponíveis, é preciso profissional capacitado para articular as novas tecnologias digitais que auxiliarão a produzir e ampliar os conhecimentos, engajar as pessoas da comunidade escolar em projetos que dinamizem essas tecnologias.
Atividade 5 Conhecendo uma experiencia
Tela inicial do Software Educativo
Nome do programa
Software educativo 2+2 v 2
Areas Envolvidas
Matemática
Descricao e sintese da Ação
Jogo educativo onde os alunos podem trabalhar com o uso da tabuada tanto da adição subtração multiplicacao e divisão este software possui uma interface de fácil manuseio e que chama a atenção e desperta o interesse dos alunos ao pratica los a cada acerto o faz um ponto
Planejando Acoes
- 20 minutos para exposicao do jogo no data show explicar aos alunos como proceder no jogo
- 2 aulas de 50 minutos para os alunos explorarem todo o jogo e resolver todas questoes matematicas por ele proposta
terça-feira, 24 de novembro de 2009
Atividade 04 - "Tecnologia na Minha Escola"
Atividade 04 - "Tecnologia na Minha Escola"
Trabalho no Escola Municipal Hermenegildo Valadão, no município de Anicuns - Goias , temos 430 alunos matriculados, é uma escola de Ensino Fundamental (II segmento) e Infantil.
Dispomos dos seguintes recursos tecnológicos: Secretaria Informatizada, Laboratório de Informática, Datashow, DVD, Vídeo, Internet, televisao, Tv escola.
Atividade 03 - Educação e Tecnologia
A entrevista dada pelo prof. . Dr. Ladislau Dowbor nos orienta e ao mesmmo tempo abre caminhos para os educadores repensarem em uma nova maneira de ensinar, em deixar de ser ele (professor)o centro da aula, e ter seu papel transformado, mudar sua função de dententor do conhecimento para guia de investigação de alunos
para o professor deixar de ser todo o detentor do saber e começar a trabalhar com seus alunos de uma forma ampla, envovendo midias e tecnologias, preparando seus alunos para a educação do futuro. O professor junto com a comunidade escolar deve deixar de apenas forncer informações, com suas aulas expositivas e repetitivas sem inovações, a escola deve fazer com que seus alunos busquem , construa seu conhecimento e nao apenas seja instruido como fazem algumas ecolas tradicionais, e necessario se fazer a mudança, para faezr a diferença.
É preciso que haja um reequilíbrio do sistema educacional e uma mudança na metodologia de ensino, e o uso das novas tecnologias aparece como um salto na melhoria da educação, desde que o professor receba qualificação adequada e possa se sentir preparado para utilizá-las .
O professor não deve apenas repassar informações ou utilizar novas tecnologias, mas sim mostrar a importância desses conhecimentos para a vida do aluno, relacionando vida profissional e educação.
Atividade 02 - "Registrando a Própria Reflexão"
A todo instante aparece algo novo no nosso universo de educadores, estar pronto para aprender é fundamental. No video apresentado pude observar os varios métodos trabalhados por professores envovendos as tecnologia existentes que podem ser aplicadas no meio educacional, o uso das tic`s no processo educativo alem de motivar os alunos e fazer com que as aulas fiquem cada mais mais criativas, faz com que os alunos se sintam estimulados e capazes de trabalhar com uma nova ferramenta de ensino preparando - os para ser alunos mais criticos, criativos, reflexivo alem de estimular o trabalho em grupo, e extremamente importante o uso dessas midias educacionais se faz muito importante o uso das tic`s na sala aula pra fugir das aulas tradicionais e fazer com que o aluno se envolva mais em seus trabalhos escolares.
Atividade 01 - Quem sou
Sou Evidienne Luzia Faustino Silva professora graduada em Licenciatura em Informatica apaixonada pelas TICs no ambiente educacional atuo como coordenadora do Laboratorio de Informatica de uma escola municipal em minha cidade procuro sempre buscar inovacoes para trabalhar com meus alunos busco sempre estar me aperfeicoando fazendo cursos para trabalhar com qualidade na minha escola procuro elaborar atividades onde o aluno possa interagir com o desconhecido ou com novas situacoes buscando solucoes para os problemas utilizando o computador mesmo as tarefas mais simples como desenhar na tela escrever um texto etc permitindo o desenvolvimento de uma serie de habilidades que ajudam na solucao de problemas levando meus aluno a aprender atraves de seus erros
Sou uma educadora atenciosa dedicada que busco sempre estar interagindo com os alunos e com os colegas de trabalho escuto as ideias e busco ideias para transformar as aulas mais criativas onde os alunos se sintam mais estimulados
Sou uma pessoa de facil convivencia pois dificilmente me
aborreco com alguma coisa sou brincalhona e vivo de bem
com a vida Acredito que sempre podemos tirar boas licoes
de qualquer experiência vivida, mesmo de situações
ruins Penso que encarar as coisas de forma positiva nos
faz pessoas mais felizes e capazes de superar com mais
tranquilidade as dificuldades da vida